

Paulo Bravo
Associação Ministerial
Ministério da Família
“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16)
“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.” (Salmo 23:1). “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10:11). Quando lembramos quem é o Supremo Pastor, percebemos que não há privilégio maior concedido aos seres humanos pecadores do que o de sermos representantes Dele ao exercermos o Ministério Pastoral. Esse ministério foi confiado a um grupo de pessoas e funções que a Bíblia apresenta e define como as funções elegíveis para a Cerimônia de Ordenação, recebendo a imposição das mãos. Isso inclui os pastores (na Bíblia, “apóstolos”), o ancionato (na Bíblia, “presbíteros”) e o diaconato. É sobre esse grupo que a Associação Ministerial dedica esforços, cuidado, treinamento e atenção.
51
pastores ordenados
24
pastores aspirantes
17
pastores jubilados
Concílios
Com a finalidade de inspirar e capacitar os pastores da ACP, foram realizados sete Concílios Ministeriais durante o quadriênio e um Concílio de Pastores com suas respectivas famílias, a fim de fortalecer as famílias pastorais.
Também foram realizados dois encontros por ano com os pastores aspirantes, sendo que um desses encontros a cada ano com a presença das esposas desses pastores para o processo de formação desse grupo.




Competências Ministeriais


Missão
INSPIRAR E INFLUENCIAR, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DAS PESSOAS POR MEIO DA COMUNHÃO, DO RELACIONAMENTO E DA MISSÃO
Relacionamento
Administração
Liderança
Crescimento
DESENVOLVER A VIDA E O MINISTÉRIO DE MANEIRA INTEGRAL E CONSTANTE
PRATICAR A BOA CONVIVÊNCIA
COM TODAS AS PESSOAS
PRATICAR A BOA CONVIVÊNCIA
COM TODAS AS PESSOAS
ORGANIZAR E EXECUTAR PLANOS DE
FORMA INTENCIONAL E PARTICIPATIVA
No dia 5 de setembro de 2022, demos o primeiro passo para o lançamento das Competências Ministeriais, com apoio do RH e Ministeriais da DSA e da USB. Nossos pastores compreenderam a importância de avançar crescendo no ministério e as ferramentas que Deus disponibilizou para alcançarmos esse objetivo. Esse assunto voltou a ser trabalhado com o grupo de pastores no Concílio Ministerial de janeiro de 2023. A partir daí, começamos a lançar esse conteúdo para nossos líderes nas igrejas e colaboradores de nossas escolas e colégios. Em 2024, iniciamos o processo de avaliação ministerial dentro da proposta das Competências Ministeriais.
Pastores Ordenados
Foram realizadas quatro cerimônias de Ordenação ao Sagrado Ministério ao longo deste quadriênio, em um total de 14 novos pastores ordenados.
43
DISTRITOS




829
anciãos e anciãs
1.640
diáconos e diaconisas
Congressos e Concílios de Ancionato
Buscando fortalecer o ministério e liderança de nosso ancionato, ao longo desse quadriênio foram realizados encontros anuais com esse grupo tão importante de nossa igreja.





Ministério da Família
“Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.” (Marcos 10:6-9)
Foi o próprio Deus quem criou a família e a estabeleceu como um porto seguro na vida de cada um de nós. O inimigo sabe que destruindo as famílias está destruindo a sociedade, a igreja e a cada um de nós. O Ministério da Família da Igreja Adventista aqui na ACP trabalha para fortalecer os laços familiares, trabalhando na prevenção, suporte e recuperação do núcleo familiar, abordando a três principais fases dessa estruturação da família: ​
Fase 1 - Curso de Noivos (antes de casarem)
Fornecer ferramentas para iniciarem uma vida a dois mais estruturada.
Fase 2 - Encontro de Casais
Fornecer ferramentas para o casal resolver suas diferenças e ter um relacionamento harmonioso e duradouro.
Fase 3 - Filhos
Finais de semana sobre família para fornecer ferramentas para a família como um todo, principalmente em como formar e educar os filhos para a sociedade e para a eternidade, especialmente em como transmitir salvação para eles.​​​​
Curso de Noivos
Ao longo destes quatro anos, foram realizados sete Cursos de Noivos, atendendo um total de 168 casais de noivos.
1
2021
0
2022
0
2023
0
2024
150
Total




Encontro de Casais, ECC e finais de semana da Família
Visando fortalecer os laços conjugais e familiares, foram realizados 47 Encontros de Casais e Finais de Semana de Família com apoio direto do Ministério da Família da ACP. Também foi lançado o projeto “Casais de Esperança”, onde o casal adventista convida um casal amigo para participar de um Encontro de Casais e no final da reunião o casal adventista é desafiado a continuar estudando o assunto com o casal amigo.
0
2021
0
2023
0
2022
0
2024




Adoração em Família
Com objetivo de fortalecer a vida espiritual dos membros da igreja e da família e também incentivar a leitura e estudo do Espírito de Profecia, todos os anos o Ministério da Família edita um livro de Ellen White, ajustando a linguagem e fornecendo também o Guia de Estudos.
​
Esses livros são utilizados em cultos familiares, cultos de pôr do sol, pequenos grupos e cultos de quartas-feiras. Ao longo deste quadriênio, foram distribuídos 19.960 livros que foram usados por membros e famílias de todo o território da ACP.
6.005 livros

O Maior Tesouro
(2021)
5.600 livros

O Maior Discurso de Cristo (2022)
4.300 livros

Histórias do Grande Mestre (2023)
4.060 livros

Famílias em Missão (2024)





Agradecimentos
A Deus minha eterna e mais profunda gratidão. Ele é o doador da vida e foi Ele quem me chamou para o sagrado ministério pastoral. Foi Ele também quem me deu uma família fantástica. Obrigado, querida esposa, você tem sido meu suporte e meu porto seguro. Amo você.
​
Agradeço também à Igreja Adventista em todas as suas instâncias, passando pelos irmãos e irmãs que sempre me apoiaram e oraram por mim. Também à administração da Igreja, Secretário, Tesoureiro e especialmente o Presidente da ACP, obrigado pelo suporte ministerial. Também estendo meu reconhecimento e gratidão às duas secretárias que muito me auxiliaram na liderança desses dois departamentos. Obrigado, Gabi, e, especialmente, obrigado, Geiciane. E, por fim, minha profunda gratidão aos meus amigos e colegas pastores, tanto de escritório quanto de obra pastoral, vocês têm sido um marco na minha vida, e agradeço a Deus por cada um de vocês.
​
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12-14)